Esse guia prático foi desenvolvido com o objetivo de apoiar uma gama distinta de empreendedores – de pequenas e médias empresas a cooperativas e associações rurais – a desenvolver competências básicas para enfrentarem processos por vezes criteriosos de verificação de diligência de riscos e conformidade.
É crescente a necessidade de engajamento da comunidade empreendedora na busca de soluções comerciais sustentáveis e voltadas a gerar impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. Existe também um conjunto de atores do setor público e privado, como investidores e doadores, dispostos a apoiar esses modelos de negócios sustentáveis.
Porém, antes de qualquer decisão de investimento, é comum que organizações que busquem apoio financeiro precisem passar por processos de verificação de conformidade, também conhecidos como diligência de risco (do inglês, due dilligence).
Para organizações jovens e com pouca maturidade de negócios, tais processos podem ser desafiadores. No entanto, esses processos são uma etapa crucial para dar segurança a investidores antes de uma tomada de decisão. Pela ótica de um investidor, organizações que estão em conformidade em aspectos como governança corporativa, gestão financeira e de riscos oferecem maior segurança para o investimento. Já do lado dos empreendedores, aqueles que estiverem melhor preparados para responder a essas demandas terão maior facilidade no acesso a recursos.
